Rip Curl Pro Piedras Negras define campeão neste sábado no Peru

[ 0 ] June 7, 2013 |

Será conhecido na manhã deste sábado o campeão do Rip Curl Pro Piedras Negras no pointbreak de esquerdas poderosas da cidade de Ilo, no estado de Moquegua no litoral sul do Peru. O campeonato ficou parado por dois dias por causa da ondulação gigante que deixou o mar muito perigoso para os competidores. O retorno foi marcado para a sexta-feira, que amanheceu com ondas menores, mas as séries de 5-7 pés entrando mais alinhadas na bancada de Piedras Negras, abrindo sessões de tubos e longas paredes para as manobras dos surfistas. Quatro brasileiros, dois argentinos, um uruguaio e um peruano, se classificaram para as quartas de final que vão abrir o sábado decisivo da nova etapa do ASP 3-Star no Peru.

Peruano Carlo Mario Zapata (Foto: Javier Larrea)

Peruano Carlo Mario Zapata (Foto: Javier Larrea)

E a torcida que lotou Piedras Negras na sexta-feira vibrou bastante com a vitória do único peruano, que vai disputar o primeiro duelo do sábado com o brasileiro Thiago Guimarães. Carlo Mario Zapata ganhou a primeira disputa por vagas para as quartas de final, na única bateria internacional com competidores de quatro países. O uruguaio Marco Giorgi passou em segundo lugar, com o brasileiro Sidney Guimarães sendo eliminado junto com o norte-americano Myles Laine-Toner.

“Estou muito contente por chegar até as quartas de final deste campeonato e tenho buscado me superar a cada bateria, pois o nível técnico é bastante alto”, falou Carlo Zapata. “Eu sigo bem focado querendo chegar até a final. Como peruano, me sinto feliz e orgulhoso por contar com o apoio da torcida, ainda mais neste lugar novo e que com certeza será um dos grandes picos do surfe peruano”.

O destaque nas boas ondas da sexta-feira foi o brasileiro Yago Dora, de apenas 17 anos de idade, que mostrou muita atitude para fazer o maior placar do campeonato, coincidentemente 17 pontos de 20 possíveis com notas 8,75 e 8,25. Esta vitória foi na bateria que fechou a segunda fase, depois conquistou a última vaga para as quartas de final no confronto vencido pelo também catarinense Ricardo dos Santos, despachando o dono da única nota 10 nos tubos de Piedras Negras, Krystian Kymerson.

“Para mim está sendo uma ótima experiência competir aqui em Ilo com tantos surfistas mais experientes e de alto nível”, destacou o jovem Yago Dora. “Eles me estimulam a surfar ao máximo do meu limite e isso tem me ajudado muito nesse início de carreira. Estou feliz por ter me classificado para as quartas de final nestas ondas. São um pouco difíceis de surfar em uma bateria, mas são pesadas e com bons tubos… bem divertido!”.

Catarinense Yago Dora foi o melhor da sexta-feira (Foto: Javier Larrea)

Catarinense Yago Dora foi o melhor da sexta-feira (Foto: Javier Larrea)

Os quatro brasileiros vão disputar as quartas de final com surfistas de outros países, dois paulistas na chave de cima e dois catarinenses na de baixo. A primeira será entre Thiago Guimarães e Carlo Mario Zapata, esperança de título do Peru no Rip Curl Pro Piedras Negras. Na segunda quarta de final, outro paulista, David do Carmo, enfrenta o uruguaio Marco Giorgi, que há muitos anos mora em Santa Catarina. Depois tem dois confrontos diretos entre Brasil e Argentina, com o recordista Yago Dora contra Santiago Muniz e Ricardo dos Santos contra Leandro Usuña no último duelo para completar as semifinais.

“Estou bastante motivado para as quartas de final e por ver tanta gente jovem que veio prestigiar o evento”, disse Ricardo dos Santos. “É bom ver que fizeram um campeonato deste porte num lugar com altas ondas e onde o surfe não era muito conhecido. De uma hora para a outra, Piedras Negras pode se tornar uma das ondas mais famosas daqui do Peru. É uma onda bem boa, forte, com alguns tubos e boa área para manobras. O melhor é que não está tão frio, o que ajuda bastante. Vou buscar fazer o meu jogo nestas quartas de final e espero que as pessoas daqui gostem do espetáculo”.

NO DESEMPATE – Irmão do top do WCT, Alejo Muniz, que defende o Brasil no ASP Tour por ambos morarem em Santa Catarina desde crianças, Santiago Muniz venceu uma dobradinha argentina com Leandro Usuña contra dois brasileiros em um dos melhores confrontos da sexta-feira. Ele surfou a melhor onda da bateria e a nota 7,5 garantiu o primeiro lugar com 12,95 pontos, contra 12,85 do Leandro que terminou empatado com Ian Gouveia. A vantagem do argentino foi a nota 6,75 que superou a 6,5 da melhor onda do brasileiro na bateria.

Paulista David do Carmo se destacando em Piedras Negras (Foto: Javier Larrea)

Paulista David do Carmo se destacando em Piedras Negras (Foto: Javier Larrea)

Se Yago Dora bateu o recorde de pontos na segunda fase, na terceira que definiu os classificados para as quartas de final, quem surfou as melhores ondas foi David do Carmo. Ele somou notas 7,50 e 7,45 para vencer a segunda disputa por vagas para o sábado, mas já vem conseguindo grandes apresentações nas esquerdas desafiadoras de Piedras Negras desde o primeiro dia do Rip Curl Pro, iniciado na segunda-feira em Ilo, no estado de Moquegua no sul do Peru.

“Estou amarradão por estar achando as ondas e seguindo adiante na competição”, vibrou David do Carmo. “As ondas aqui em Ilo são incríveis e o nível técnico muito alto, então não pode descuidar. Eu estava surfando com a mesma 6’2’’ que usei em Saquarema, mas hoje (sexta-feira) optei pela minha 5’11” e me senti mais rápido e solto nas manobras. O campeonato está bem disputado e hoje, com as ondas um pouco inconsistentes, era uma questão de sorte pegar a onda certa da série para poder fazer pontos e seguir adiante”.

QUARTAS DE FINAL DO ASP 3-STAR RIP CURL PRO PIEDRAS NEGRAS ILO MOQUEGUA:

1.a: Carlo Mario Zapata (PER) x Thiago Guimarães (BRA)

2.a: Marco Giorgi (URU) x David do Carmo (BRA)

3.a: Santiago Muniz (ARG) x Yago Dora (BRA)

4.a: Leandro Usuña (ARG) x Ricardo dos Santos (BRA)

TERCEIRA FASE – Round of 16 – 3.o=9.o lugar (US$ 1.000 e 237 pts) / 4.o=13.o lugar ($ 900 e 208 pts):

1.a: 1-Carlo Zapata (PER), 2-Marco Giorgi (URU), 3-Sidney Guimarães (BRA), 4-Myles Laine-Toner (EUA)

2.a: 1-David do Carmo (BRA), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Marco Fernandez (BRA), 4-Lucas Santamaria (ARG)

3.a: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Leandro Usuña (ARG), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Rafael Teixeira (BRA)

4.a: 1-Ricardo dos Santos (BRA), 2-Yago Dora (BRA), 3-Yuri Gonçalves (BRA), 4-Krystian Kymerson (BRA)

SEGUNDA FASE – Round of 32 – 3.o=17.o lugar (US$ 800 e 178 pts) / 4.o=25.o lugar ($ 700 e 145 pts):

————baterias que abriram a sexta-feira:

5.a: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Ricardo dos Santos (BRA), 3-Yan Daberkow (BRA), 4-Michael February (AFR)

6.a: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-Krystian Kymerson (BRA), 3-Lucas Silveira (BRA), 4-Nicolas Guajardo (CHL)

7.a: 1-Yuri Gonçalves (BRA), 2-Leandro Usuña (ARG), 3-Guillermo Satt (CHL), 4-Matt Pagan (EUA)

8.a: 1-Yago Dora (BRA), 2-Santiago Muniz (ARG), 3-Michael Rodrigues (BRA), 4-Agustin Bollini (ARG)

————baterias que fecharam a terça-feira:

1.a: 1-Marco Giorgi (URU), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Landon McNamara (HAV), 4-Brent Symes (AUS)

2.a: 1-Sidney Guimarães (BRA), 2-Lucas Santamaria (ARG), 3-David Van Zyl (AFR), 4-Manoel Roncalla (PER)

3.a: 1-David do Carmo (BRA), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Marcelo Rodriguez (ARG), 4-Wellington Carane (BRA)

4.a: 1-Thiago Guimarães (BRA), 2-Myles Laine-Toner (EUA), 3-Manuel Selman (CHL), 4-Enrique Ariitu (TAH)

 

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – jcarvalho@aspworldtour.com

 

 

Tags: , , , , , , , , ,

Category: ASP Star Notícias, Todas ASP Notícias

Comments are closed.

RSS Feed ASP on Facebook ASP on Twitter ASP on Myspace ASP on Youtube
Ranking
Calendário
Surfistas
Sobre ASP
Regions
Sul Americano Masculino
Sul Americano Feminino
Junior Masculino
Junior Feminino
Longboard Masculino
Sul Americano Masculino
Sul Americano Feminino
Junior Masculino
Junior Feminino
Longboard Masculino
Longboard Feminino
ASP World Tour
Star Masculino
Star Feminino
Junior Masculino
Junior Feminino
Longboard Masculino
Longboard Feminino
ASP História
ASP Member System
Perguntas Freqüentes
ASP Rule Book
Patrocínio
Contatos
ASP International
ASP North America
ASP Australasia
ASP Europe
ASP South America
ASP Africa
ASP Japan
© ASP South America 2014. All rights reserved.
Hosting by Media Temple